sábado, 5 de junho de 2010

EDUCAÇÃO CORPORATIVA


Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
É mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
Paulo Freire (1996), já dizia que a experiência é fator preponderante no processo de ensino e aprendizagem, “Por que não estabelecer uma ‘intimidade’ entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?”
Na atual sociedade em que vivemos, é extremamente importante que o conhecimento dos colaboradores de uma organização seja devidamente qualificado, especializado e atualizado. Neste cenário, a educação corporativa é a chave principal para reter este capital intelectual.
Muito se tem falado sobre a realidade de um mundo em mudanças, sobre os avanços tecnológicos e científicos que nos revertem à idéia de uma verdadeira revolução.
Megatendencias mundiais imprevisíveis e aceleradas. Com elas percebemos a introjeção de novos valores e conceitos que irão impactar o ambiente das organizações: A valorização da força humana; O renascimento da arte, da espiritualidade e do compromisso social; A preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida. Essas megatendencias deverão ser observadas pela empresa para a definição de suas estratégias de negócios num processo de gestão competitiva, visando a melhoria dos resultados.
A educação continua a ser uma grande aspiração por parte da sociedade e do indivíduo.
Com a aceleração das informações e com a velocidade das mudanças, o mercado de trabalho requer a cada dia profissionais mais preparados. Grande parcela das pessoas já não se contenta com o nível de ensino fundamental e passa a postular acesso à educação superior.
Todos os estudos elaborados por especialistas apontam para o fato de que as oportunidades de trabalho oferecidas no mercado levam sempre em conta o grau de escolaridade e de formação profissional. Assim a educação corporativa cumprindo seu papel de principal veículo de integração e disseminação de uma cultura empresarial de competência e resultado, apoiando todos os talentos internos e externos no processo de aquisição das competências humanas críticas, que irão agregar valor ao negócio, gerando os resultados esperados.

Fonte: http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/educacao
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/educacao-corporativa/23397/

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